Pediatria

A pediatria (significado: “aquele que cura”) é a especialidade médica dedicada a assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspéctos, sejam eles preventivos ou curativos.

Os aspéctos preventivos são a amamentação, as vacinações, a prevenção de acidentes – quedas, afogamento, choques elétricos e queimaduras, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (também chamada de puericultura). Os aspéctos curativos são os diversos procedimentos e tratamentos das doenças comuns da criança e do adolescente.

Frente a uma expectativa de vida crescente, o grande desafio do pediatra é atuar na prevenção de doenças crônicas dos adultos e idosos, modificando hábitos nocivos à saúde futura, que se estabelecem na tenra idade, tais como obesidade, osteoporose, diabetes, doença coronariana, hipertensão arterial, entre outras.

Atenção! Com que frequência devo levar meu filho ao pediatra?

A Sociedade Brasileira de Pediatria entende que o paciente pediátrico vai desde o nascimento aos dezenove anos de idade. A puericultura deve ser feita com mais frequência nos dois primeiros anos de vida da criança.

  • Nos primeiros seis meses de vida a consulta ao pediatra deve ser realizada mensalmente.
  • Dos seis meses até dezoito meses de vida a consulta deve ser realizada a cada três meses.
  • Após os dezoito meses até cinco anos de idade a consulta deve ser realizada a cada seis meses.
  • E, finalmente, à partir do quinto anos de vida a consulta pediátrica deve ser realizada entre seis e doze meses dependendo de cada caso.
Por favor, aguarde...

Assine a nossa Newsletter!

Quer ser notificado quando algum artigo for publicado? Digite seu endereço de e-mail e nome abaixo para ser o primeiro a saber.