Proctologia

Proctologia é a especialidade médica que busca diagnosticar e tratar as enfermidades que acometem a porção terminal do aparelho digestivo: o cólon, o reto e o ânus. Nesse sentido, é chamada também de coloproctologia. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia confere certificados aos médicos especializados, chamados proctologistas. Embora a proctologia cuide de doenças relacionadas a partes muito íntimas do corpo humano, a consulta regular ao especialista e a realização de exames preventivos é de extrema importância, pois o câncer intestinal pode permanecer silencioso por algum tempo e é um dos que mais matam.

Quais são as enfermidades tratadas pelo médico proctologista?

Dentre outras, o proctologista trata de doenças como tumores do cólon e do reto, hemorroidas, constipações intestinais, fissuras e fístulas anais, procidências de reto, pólipos e divertículos do cólon, cistos pilonidais, doenças inflamatórias, abscessos, doença de Crohn, sangramentos, retenção e incontinência fecal, síndrome do cólon irritável e patologias dos orifícios.

Como atua o proctologista?

Além dos exames clínicos habituais, o proctologista realiza o toque retal, em que o médico, vestido com uma luva, introduz o dedo-médio no ânus do paciente para examinar as possíveis anormalidades existentes nas paredes do ânus e do reto. Para essa mesma finalidade, mas com maior alcance e utilizados do mesmo modo, existem os aparelhos chamados anuscópios e retosigmoidoscópios. O proctologista realiza também exames e intervenções por meio de videocolonoscopia, em que é introduzido no intestino, por via do ânus, um fino tubo, altamente flexível, contendo em sua extremidade uma câmera que visualiza todo o intestino e transmite imagens para um monitor de televisão, o qual pode alcançar até a junção do intestino grosso.

Por favor, aguarde...

Assine a nossa Newsletter!

Quer ser notificado quando algum artigo for publicado? Digite seu endereço de e-mail e nome abaixo para ser o primeiro a saber.