Dermatologia

Dermatologia é uma especialização médica cuja área de conhecimento se concentra no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças e afecções relacionadas à pele, pêlos, mucosas, cabelo e unhas.

São mais de 3.000 doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos. Muitas dessas doenças não são exatamente originárias da pele. Ou seja, há inúmeras doenças dos órgãos internos que apresentam manifestações na nossa pele. Veja por exemplo a questão da acne que acomete muitos adolescentes, não porque estão doentes da pele,  mas pelas grandes alterações hormonais que  sofrem nesta fase da vida.

De certa forma a pele é um dos maiores órgãos do nosso organismo e tem um significado de intermédio, fronteira, limites  do nosso ambiente interno com o mundo externo. A forma como parecemos ou nos apresentamos para o mundo. Assim é muito comum encontramos situações de afecções na pele que tem origem em problemas psicológicos também.

A pele também é o órgão mais comum de incidência de câncer no Brasil e no mundo com uma frequência cada vez maior. Felizmente tem bons resultados terapêuticos quando diagnosticados e tratados precocemente.  A exposição ao sol é o fator de risco mais importante entre outros.

Portanto não descuide ao notar alguma alteração ou novidade em qualquer região da pele do seu corpo. Uma busca precoce de um atendimento dermatológico, utilizando-se de recursos como as biópsias para diagnósticos confirmatórios e tratamentos locais simples podem te livrar de situações de maior gravidade.

Além disso a especialidade de Dermatologia também cuida da saúde estética da sua pela trabalhando na recuperação e manutenção da sua beleza pessoal.

Por favor, aguarde...

Assine a nossa Newsletter!

Quer ser notificado quando algum artigo for publicado? Digite seu endereço de e-mail e nome abaixo para ser o primeiro a saber.