Anestesiologia

É a especialidade médica que estuda e proporciona ausência ou alívio da dor para o paciente que necessita realizar procedimentos médicos cirúrgicos e exames, diagnósticos ou curativos. Abrange o período intra-operatório, bem como os períodos pré e pós-operatórios. Além disso, trata da dor crônica de causas diversificadas no consultório, devolvendo bem estar a seus pacientes.

A avaliação pré-operatória é feita através da consulta pré-anestésica no consultório, no mínimo, com 24h de antecedência de qualquer cirurgia ou procedimento programado, para, assim, garantir a integridade física e psíquica do paciente. Nesta consulta, é colhida a história de vida do paciente, visando protegê-lo quanto à alergias conhecidas previamente, entre outros. É realizado o exame físico, são verificados os exames complementares necessários, laboratoriais e de imagem. E, sobretudo, o paciente é esclarecido sobre a proposta anestésica e conhece seu anestesista.

No intra-operatório, é realizada a anestesia, que pode ser geral, isto é, para o corpo todo; ou parcial, também chamada regional, quando apenas uma região do corpo é anestesiada. Sob o efeito de uma anestesia geral, o paciente dorme. Com anestesia regional pode ficar dormindo ou acordado, conforme a conveniência, embora parte de seu corpo fique anestesiada.

No pós-operatório, acompanha o paciente enquanto  estiver na sala de recuperação, dentro do ambiente do centro cirúrgico, e, posteriormente, faz o acompanhamento no ambiente da enfermaria com cuidados relativos à dor até a alta hospitalar.

No Brasil, a prática da anestesia e a discriminação de condições mínimas para a segurança do paciente são determinadas em resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) número 1802/06.

Por favor, aguarde...

Assine a nossa Newsletter!

Quer ser notificado quando algum artigo for publicado? Digite seu endereço de e-mail e nome abaixo para ser o primeiro a saber.